A versão regional do maior “reality show” da enogastronomia no Brasil – o Prazeres da Mesa ao Vivo, em que a revista é inteiramente produzida na frente do público – já tem data e local confirmados para sua primeira parada de 2010: 28 e 29 de julho, na unidade da Faculdade Maurício de Nassau no Recife.
Com o tema “A Evolução da Cozinha Pernambucana”, o evento itinerante, que já está no segundo ano de estrada, discutirá um novo passo da cozinha contemporânea com base na cultura e nos ingredientes locais.
Entre os chefs que já confirmaram presença, nomes como Bel Coelho, do restaurante Dui (São Paulo), Flávio Miyamura, do Eñe (São Paulo), Mauricio Ganzarolli, do Bananeira (São Paulo), Viko Tankoda, do buffet Viko Gastronomia (São Paulo), André Saburó, do Quina do Futuro (Recife), e César Santos, do Oficina do Sabor (Olinda).
A programação conta com aulas, degustações de vinhos do Vale do Rio São Francisco, o Concurso Talento ao Vivo, cujo vencedor virá para São Paulo disputar a final nacional, em outubro, durante a Semana Mesa SP, e dois jantares especiais: a chef Roberta Sudbrack, eleita chef do ano pelo Prêmio Melhores de 2010 da Prazeres da Mesa, comanda um deles e no outro, cozinham a seis mãos Flavio Miyamura, Mauricio Ganzarolli e César Santos.
Evento em São Paulo é o maior das Américas
Realizado ano a ano na capital paulista, o Prazeres da Mesa ao Vivo foi criado em 2004 e se tornou, em pouco tempo, referência no Brasil e exterior. Nasceu a partir da concepção de uma revista de gastronomia não apenas como projeto gráfico e editorial, mas como veículo de promoção de ações associadas à cultura e à experiência gastronômica.
Fiel ao objetivo de aproximar a revista de seu leitores, o evento é aberto ao grande público, que acompanha a produção ao vivo da Prazeres da Mesa, em espaço montado especialmente para a realização simultânea de performances de grandes chefs, sessões de degustação, aulas de gastronomia e exposição de produtos de fornecedores (vinho, azeite, café, champanhe, cachaça, chocolate, queijo, entre outros).
Sob o olhar atento e atitude participativa dos visitantes, os jornalistas da revista produzem fotos e reportagens, num trabalho de cobertura completa do evento, que se transforma em edição especial da Prazeres da Mesa.
Em 2007, como parte da programação de Prazeres da Mesa ao Vivo, foi criado o fórum Mesa Tendências, que em 2009 se tornou oficialmente o primeiro congresso de gastronomia do país – um espaço de discussão, troca de experiências e produção de conhecimento, que reúne estudantes e profissionais do setor, como críticos internacionais, jornalistas e chefs do mundo todo.
Com a nova configuração, o Prazeres da Mesa ao Vivo e o Mesa Tendências passaram a fazer parte, no ano passado, da chamada Semana Mesa SP, o maior encontro de enogastronomia das Américas, promovido pela revista e pelo Senac-SP.
Procurando promover e integrar o melhor da cultura gastronômica do país, o Prazeres da Mesa Ao Vivo ganhou também uma versão itinerante. Com o objetivo de mapear os múltiplos cenários que compõem o campo da gastronomia brasileira, a versão regional do evento proporciona o resgate de tradições, o intercâmbio de costumes e a descoberta de novas experiências associadas à arte de comer bem.
Mais informações Clique aqui
Programação do dia 29/07:
Menina, não sabia que era vc a famosa 'Cassia Pereira' dos bolos fastásticos!!!! Que surpresa massa!!!
ResponderExcluirComo anda a turma da pós? fiquei super triste por ter tido que sair...trabalho, trabalho...
Bjo grande e sucesso!!!
Claudia